Cinema São Jorge
programação
‹
›

CRIME NO CINEMA SÃO JORGE
As histórias de crime e mistério da Agatha Christie e o jogo de tabuleiro “Cluedo”, fizeram a delícia de todos nós. Imagina agora estares mergulhado, num evento, onde um homicídio vai decorrer e seres convidado a deslindar o crime, numa teia de mentiras, enganos, traições e reviravoltas que vão surpreender até os mais astutos.Tudo isto será feito num formato de jogo com muita competição entre 3 equipas. Cada equipa é composta por 15 elementos (não têm de ser obrigatoriamente equipas pré-formadas, grupos pequenos serão aliados a uma equipa maior).Prevêem-se noites muito animadas no Cinema São Jorge, com uma experiência inédita, disruptiva e desafiante a colocar à prova a capacidade de observação, raciocínio lógico, inteligência emocional, perspicácia, entreajuda e também coragem. E mais, vais poder confrontar diretamente as personagens para poderes esclarecer todas as tuas dúvidas.

Estranha Forma de Vida | SESSÃO MARSUPIAL
Afim de Filmes 2023
Um homem a cavalo atravessa o deserto que separa o seu rancho da cidade de Bitter Creek. Vaivisitar o xerife Jake, amigo de muitos anos, quando ambos trabalhavam como pistoleiroscontratados. A ação decorre em 1910, e os dois homens estão na casa dos cinquenta. Silva (PedroPascal) é de origem mexicana, um homem sólido, emotivo, esquivo, meio aldrabão se necessário,caloroso. Decorreram vinte e cinco anos desde a última vez que viu o xerife Jake (Ethan Hawke),loiro, rígido, frio, enigmático, quase o oposto de Silva. Naquela noite, na casa do xerife, comem umguisado de carne que Jake preparou, bebem e fazem amor, tudo em abundância.Na manhã seguinte, Silva quer que a festa continue, mas encontra um Jake “de pedra”, que não separece em nada com o homem da noite anterior. Sessões adaptadas à realidade dos recém pais. Muitas vezes a chegada de um bebé torna-se um caminho solitário para os cuidadores. Apesar de viverem momentos únicos, a sua vida social torna-se inexistente. Aqui propomos sessões de Cinema pensadas para mães e pais acompanhados dos seus bebés. Para além de verem um filme, é também uma oportunidade para troca de experiências.O ambiente é descontraído, são permitidas entradas e saídas, a sala tem um pouco de luz e fraldário.

TROLLS 3
Este ano prepare-se para uma reunião familiar cheia de ação, estrelas e todas as cores do arco-íris, e acompanhe Anna Kendrick e Justin Timberlake no regresso a um novo capítulo do popular franchise musical de animação da DreamWorks: Trolls 3 – Todos Juntos!.Após dois filmes de verdadeira amizade e namoricos, Poppy (voz de Sissi Martins) e Branch (voz de Alexandre Carvalho) são oficialmente – e finalmente! - um casal (#broppy)! À medida que se aproximam, Poppy descobre que Branch tem um passado secreto. Ele já fez parte da sua boyband fenómeno favorita, os BroZone, juntamente com os seus quatro irmãos: Floyd (Pedro Leitão), John Dory (Pedro Bargado), Spruce (João Frizza) e Clay (Samuel de Albuquerque). Tal como a sua família, os BroZone separam-se quando Branch era ainda um bebé… E Branch não vê os seus irmãos desde então.Mas quando Floyd, irmão de Branch, é sequestrado por uma dupla de vilões pop-star nefastos - Veludo (Vânia Pereira) e Vinil (FF) - Branch e Poppy embarcam numa jornada emocionante e emocional para reunir todos os irmãos e salvar Floyd de um destino ainda pior do que a obscuridade da cultura pop.Trolls 3 – Todos Juntos! conta ainda com, Soraia Tavares como Viva; Malabá como Mini Diamante, Mafalda Luís de Castro enquanto Bridget e ainda Tiago Retrê como Rei Bolinha.Trolls 3 – Todos Juntos! é realizado por Walt Dohrn, produzido por Gina Shay, e co-realizado por Tim Heitz (argumentista de Trolls 2: Tour Mundial). Os filmes Trolls da DreamWorks Animation - Trolls de 2016 e Trolls 2: Tour Mundial de 2020 - cantaram e dançaram até um sucesso recorde, recebendo uma nomeação para o Óscar de Melhor Canção Original e impulsionando uma das maiores e mais amadas marcas de entretenimento do mundo.

QUEBRA NOZES
O conto de Hoffman inspirou Tchaikovsky, que inspirou Balanchine, que nos inspirou a termos um Quebra-Nozes adaptado ao teatro, não deixando de parte a música e a dança!

TIM
O músico Tim apresenta-se numa temporada única, num espetáculo a solo, original e irrepetível, com lotação limitada. De 27 de dezembro a 8 de fevereiro, para ver e ouvir na sala 2 do Cinema São Jorge.

Os Poetas - O Homem Em Eclipse
É natural que a voz de Mário Cesariny nos toque de forma intensa. O poeta ressoava como ninguém, dando às palavras a sua voz funda, plena de humanidade, de desencanto, quando tinha de ser, e de estranheza também, ele que escrevia como pintava, sempre em busca do mistério que nem nas entrelinhas se desvendava. Os Poetas - Rodrigo Leão e Gabriel Gomes, que aqui contam ainda com a voz de Miguel Borges e com o fantasma de Cesariny que vive eterno nas gravações - reencontram neste projecto essa poesia sempre nova do homem surreal que escreveu como pintou e que pintou como escreveu.

The Simon & Garfunkel Story
O cancioneiro da mítica dupla Simon & Garfunkel é um dos mais celebrados do mundo. Quando assinaram o mítico Concert In Central Park em Nova Iorque em 1981, Paul Simon e Art Garfunkel arrebataram não apenas o meio milhão de pessoas que os aplaudiu nessa noite, mas toda uma geração que entoou a uma voz temas eternos como "Mrs Robinson", "Cecília" ou "The Boxer.

CICLOPE | Ciclo de Primeiras Estreias
O CICLOPE está de volta para uma nova edição, com o objetivo de apoiar novos criadores que queiram estrear as suas obras inéditas em sala. Este ciclo terá lugar no Cinema São Jorge, que irá oferecer o espaço e todo o apoio técnico necessário para a exibição dos filmes. A oportunidade destina-se a todas as pessoas que procuram uma plataforma para mostrar o seu trabalho, num mercado em que as oportunidades escasseiam.
‹
›

Sessões Marsupiais
O projeto educativo Afim de Filmes programa estas sessões adaptadas à realidade dos recém pais. Muitas vezes a chegada de um bebé torna-se um caminho solitário para os cuidadores. Apesar de viverem momentos únicos, a sua vida social torna-se inexistente. Aqui propomos sessões de Cinema pensadas para mães e pais acompanhados dos seus bebés. Para além de verem um filme, é também uma oportunidade para troca de experiências.
O ambiente é descontraído, são permitidas entradas e saídas, a sala tem um pouco de luz e fraldário disponível.
------------------------------
Sessões Marsupiais | Questões frequentes:
E se os bebés chorarem, consigo ouvir o filme?
A resposta é sim. Trata-se de uma sessão talhada para pais e bebés, por isso é normal ouvirmos alguns gemidos e choros. A maioria dos bebés acalma-se quando o filme começa.
E se o meu bebé chorar?
Se o bebé chorar, somos solidários! Na verdade, há fortes probabilidades de o bebé adormecer durante a sessão. Pedimos apenas que, se o choro for muito intenso, saiam por alguns minutos até o bebé se acalmar, após o que podem regressar.
Que idade deve ter o bebé para entrar no cinema?
Recomendamos estas sessões para bebés dos 0 aos 18 meses, mas deixamos ao critério de cada pai. São filmes para adultos e acima dos 18 meses as crianças já são demasiado irrequietas para deixarem os progenitores desfrutarem dos filmes. Posso trazer companhia, mesmo que ela não tenha um bebé? Claro que sim; também recomendamos as sessões aos avós babados

Faz Fitas | Visita Oficina
Eis um cinema que é muitas outras coisas. Casa de filmes, mas também de concertos. De dramas de palco e de espetáculos de comédia. De encontros e de palestras. Ou seja, de muito blablablá de todo o género e feitio. Eis um cinema que também é feito de memórias e bastidores, elementos que queremos dar a conhecer.
Objetivo principal: Com a colaboração da equipa do Cinema São Jorge, dar a conhecer este espaço de referência da cidade de Lisboa e mostrar a forma como se fazia cinema antes da era digital: com película e com muita dedicação.
A visita: Durante a visita, os alunos circularão por uma série de espaços do Cinema, nos quais ouvirão falar sobre a história deste edifício, mas também sobre o percurso da sétima arte ao longo de décadas. Em cada espaço, serão convidados a procurar um excerto de película que estará oculto e perto do final, após recolherem todos os excertos, irão entregá-los a um projecionista, que lhes mostrará in loco como se montava um filme para projeção. A visita conclui-se com uma passagem pela sala principal – a Sala Manoel de Oliveira – lugar onde assistirão ao resultado da colagem de excertos encontrados durante o percurso.
Duração e filosofia: A visita tem a duração aproximada de uma hora e centra-se na materialidade – nos lugares do Cinema, nos materiais, na película, fazendo um contraponto a esta época de desmaterialização alavancada pelo digital.
------------------------------
Informações úteis:
Requer marcação prévia via projetoeducativo@cinemasaojorge.pt
Nível de Ensino
2.º Ciclo, 3.º Ciclo
Duração
1h
Data
De setembro de 2022 a julho de 2023
Número de Participantes
Máximo 1 turma
Preço
4€ por aluno, gratuito para professores
Local
Cinema São Jorge
Outras Informações
Atividade não adequada a pessoas com mobilidade reduzida

Luzes, Telefone, Ação! | Oficina de Cinema
O Cinema é um lugar mágico. Mas também um lugar de aprendizagem. E de imaginação, ferramenta poderosa. É essa a ferramenta de que necessitamos para esta oficina, cujo propósito é fazer fitas – recriando de facto micronarrativas cinematográficas – e levá-las ao ecrã de cinema.
Objetivo principal: Com a colaboração da equipa do Cinema São Jorge, as turmas participantes deverão sair da oficina um pouco mais familiarizadas com a linguagem cinematográfica e com as suas técnicas, sobretudo neste mundo digital.
A oficina: Durante a oficina, os alunos verão uma apresentação genérica sobre os conceitos essenciais de cinema. Depois, irão usar espaços deste equipamento cultural para pensar, planificar, filmar, editar e projetar uma cena real de filme, que eles próprios irão recriar. As turmas participantes serão distribuídas em quatro grupos e cada participante terá um papel fundamental no processo: realização, direção de atores, interpretação, entre outros. Há um aspeto muito especial nestes filmes: cada grupo terá de filmar as sua cena recorrendo apenas a um telemóvel, fornecido pelo Cinema São Jorge, e obedecendo a uma planificação prévia essencial nestes contextos. Após as filmagens, cada grupo poderá ajudar a editar a sua sequência de planos e, simultaneamente, compreender como se processa a montagem de uma cena de filme. O resultado será exibido na sala de cinema.
Duração e filosofia: a oficina tem a duração de três horas, ao fim das quais os alunos terão ficado a conhecer conceitos ligados à arte cinematográfica, com a vantagem de os terem posto em prática. Será uma oficina de inspiração, mas também de transpiração. O Cinema é um lugar mágico. Mas dá trabalho.
------------------------------
Informações úteis:
Requer marcação prévia via projetoeducativo@cinemasaojorge.pt
Nível de Ensino
2.º Ciclo, 3.º Ciclo
Duração
3h
Data
De setembro de 2022 a julho de 2023
Número de Participantes
Máximo 1 turma
Preço
4€ por aluno, gratuito para professores
Local
Cinema São Jorge

Visita Virtual
Quantas histórias contém um cinema? Qual a sua importância cultural e patrimonial para a cidade? Quem faz do São Jorge aquilo que ele é hoje em dia? E esse tal de São Jorge era quem, afinal?

CREDITOS FINAIS
Numa altura em que as carreiras das fitas em sala é cada vez mais curta e em que o visionamento de filmes se faz muitas vezes em pequenos dispositivos, contrariando a ideia de comunhão em Cinema, as Sessões CRÉDITOS FINAIS do Cinema São Jorge pretendem dar uma segunda vida a uma série de filmes que acabam de concluir as suas carreiras no circuito cinematográfico nacional. Num cenário intimista como o da Sala Rank, queremos programar sessões de fruição cinematográfica, de encontro com realizadores e, a espaços, de debate e pensamento. Sessões de partilha, como a Sétima Arte nos habituou.

Afim de Filmes 2023
Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.