Cinema São Jorge
agenda

Afim de Filmes 2023
Afim de Filmes
de 01/01 a 31/12
Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.

INDIE LISBOA
Festival
de 27/04 a 07/05
O IndieLisboa Festival Internacional de Cinema mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes. Todos os anos, exibindo mais de 270 filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome. As secções do festival incluem ainda programas temáticos, que promovem o debate sobre assuntos relevantes, com o objectivo de apresentar uma selecção conceptual e geograficamente diversificada.

GARDEN SANDBOX
INDIE LISBOA
Sessão de festival
02/05
16:45
Garden SandboxYukinori Kurokawa, Japão, Ficção, 2022, 70'Uma falha de comunicação entre Kitagawa e Sakaguchi leva a que a nossa protagonista se torne, bem por acaso, na pessoa contratada para fazer um vídeo turístico sobre a cidade. Este é o primeiro de uma série de encontros que vai desenhando a narrativa numa Kawaguchi (Tobako, no filme) deserta, onde se medita a desorientação metafórica de Sakaguchi.

COMPETIÇÃO NACIONAL CURTAS 2
INDIE LISBOA
Sessão de festival
02/05
19:00
NATIONAL COMPETITION SHORTS 2 Entre a Luz e o Nada/Between Light and NowhereJoana de Sousa, Portugal, Ficção, 2023, 21'Dois dias na vida de uma jovem pessoa não-binária. Dois dias de calor, suor, trabalho, amigos e o mundo suspenso dos dias infinitos do verão. O Rio e Seu Labirinto/The River and the LabyrinthIan Capillé, Portugal, Brasil, Ficção, 2023, 24'Duas histórias, em duas margens do Rio Tejo, que talvez não sejam tão desconexas como parecem à primeira vista. fossil:imagesLourenço Soares, Portugal, Experimental, 2022, 11'Um ensaio fílmico que relaciona a representação estética dos dinossauros com a história do capitalismo, com o dinossauro como figura do imaginário que se molda consoante ideologias políticas, conceitos de poder, género e extinção. Morte em Agosto/Death in AugustBruno Abib, Portugal, Ficção, 2023, 16'Um acontecimento traumático leva a diferentes formas de reagir entre os membros de um grupo de amigos. Enquanto uns se revoltam, outros afastam-se da realidade, procurando aconchego num mundo virtual.

CAN AND ME
INDIE LISBOA
Sessão de festival
02/05
19:15
CAN and MeMichael P. Aust, Tessa Knapp, Alemanha, Documentário, 2022, 85'A vida de Irmin Schmidt — fundador dos CAN, mítica banda alemão de krautrock, que inclui um início de carreira como maestro e uma ligação a Karlheinz Stockhausen, e depois inúmeros trabalhos de composição para bandas sonoras de filmes (como Palermo Shooting, de Wim Wenders) e uma ópera, Gormenghast — é contada de forma intimista e bem humorada, plena de imagens de arquivo que ilustram a sua vida, filosofia e as dinâmicas da banda.

1976
INDIE LISBOA
Sessão de festival
02/05
21:30
1976Manuela Martelli, Chile, Argentina, Catar, Ficção, 2022, 97'Passaram três anos do golpe militar de Augusto Pinochet e o Chile estabeleceu-se enquanto ditadura militar. Mas ainda há uma rede de resistência. Carmen, uma mulher de meia-idade e classe média alta, visita a renovação da sua casa de verão e depara-se com um pedido de ajuda vindo do padre local: um jovem da resistência precisa de cuidados médicos e ela é a sua única esperança.

SUBOTNICK: PORTRAIT OF AN ELECTRONIC MUSIC PIONEER
INDIE LISBOA
Sessão de festival
02/05
21:45
Subotnick: Portrait of an Electronic Music PioneerRobert Fantinatto, Canadá, Documentário, 2022, 87'“Subotnick” é o nome de uma música de Caribou, mas é também o apelido de Morton, o nonagenário compositor e pioneiro de música electrónica sobretudo conhecido pelo álbum Silver Apples of the Moon (1967), que continua a ser descoberto por novas gerações décadas depois. Entre registos antigos, que exploram a sua extensa carreira, e conversas na primeira (e terceira) pessoa, conhecemos um homem que se deixa guiar pelo instinto (e pelo seu braço).