Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Setembro 2023
Dia
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1 2
Afim de Filmes 2023

Afim de Filmes 2023

Ano Novo, Spot Novo, Desejo Antigo: chegar a mais gente, conquistar públicos, abrir portas.
Queer Lisboa 27

Queer Lisboa 27

No movimento de um novo fôlego que o cinema ganha após o período de pandemia, a presente edição do Queer Lisboa procura fazer justiça a um olhar queer, um olhar não polarizado, que fica entre e além-fronteiras. 
Cantando en las Azoteas

Cantando en las Azoteas

Queer Lisboa 27
Cantando en las Azoteas (Espanha, 2022) Gilda Love / Eduardo, o último transformista do Raval de Barcelona, sobrevive com uma pensão miserável enquanto procura ainda atuar pelos clubes. As suas prioridades são de súbito viradas do avesso com a chegada da pequena Chloe, com quem terá a chance de ter a família que nunca teve. Leg. Inglês.  
O Estranho

O Estranho

Queer Lisboa 27
O Estranho (Brasil, França, 2023) O Aeroporto Internacional de Guarulhos está erguido sobre território indígena. Centenas de milhares de pessoas atravessam-no diariamente e 35.000 trabalhadores mantêm-no de pé. Alê, operadora de pista cuja história familiar se sobrepõe à da construção do aeroporto, conduz-nos por encontros através do tempo. As memórias e o futuro dela e dos seus amigos são permeados por uma matéria comum: vestígios do passado num território em constante transformação. Leg. Inglês.
Cidade Lúcida

Cidade Lúcida

Queer Lisboa 27
Cidade Lúcida(Alemanha, Portugal, 2023)  Depois de Moçambique ter conquistado a independência de Portugal, Benvindo Fonseca e a sua família mudaram-se para Lisboa. Só aos 16 anos começou a dançar, mas em pouco tempo chegou ao emblemático posto de primeiro bailarino do Ballet Gulbenkian - o primeiro e único bailarino negro da época. No auge da carreira sofreu uma grave lesão e os médicos previram que nunca mais poderia dançar. Revivendo as memórias de um passado glamoroso, mas doloroso, sob os holofotes, as reminiscências constantemente latentes da história colonial surgem agora no vazio do indizível.  Leg. Inglês
Curtas 1

Curtas 1

Queer Lisboa 27
CURTAS 1 IncrociFrancesca de Fusco (EUA, Itália, 2023, 13’)Fic. Leg. Inglês. M/16 Fede é uma adolescente que reside numa tradicional casa de freiras que oferece hospedagem a jovens estudantes e viajantes em Bérgamo. A sua vida oscila entre o tempo passado no liceu público e com o seu pequeno grupo de amigas, embora passe os dias perdida nos seus pensamentos, polindo um segredo que guarda dentro de si. A sua vida muda discretamente com a chegada de Valentina. I Am a HorseChaerin Im (República da Coreia, Dinamarca, 2022, 8’)Anim. S/ diálogos. M/16  Incapaz de encontrar raparigas nas diversas obras de arte do artista coreano Lee Jung-seob, Chaerin Im desvenda um conto imaginativo de mulheres nascidas com metade do seu corpo sendo um cavalo e a outra metade um tigre. SCRED TBM Kevin Le Dortz (França, 2022, 16’)Fic. Leg. Inglês. M/16 Gabriel, jovem pai e num relacionamento, leva uma vida dupla. Através de uma app e com o pseudónimo «Scred TBM», vive parte da sua sexualidade em segredo. Organiza escrupulosamente os seus encontros para nunca ser desmascarado, mas tudo muda no dia em que conhece um novo perfil. Aribada Simon(e) Jaikiriuma Paetau, Natalia Escobar (Alemanha, Colômbia, 2022, 30’) Doc-fic. Exp. Leg. Inglês. M/16 Na região de produção de café da Colômbia, Aribada, a monstra ressuscitada, conhece Las Traviesas, um grupo de mulheres trans do povo Emberá, juntando-se a elas na criação da sua própria comunidade trans*futurista. Kerel (Sea of Love)Jon Cuyson (Filipinas, 2021, 14')Doc-fic. Leg. Inglês. M/16 Preso num navio de carga durante o confinamento, Kerel, um marinheiro gay filipino escapa através da sua memória e relembra o seu complicado passado, presente e futuro. WarshaDania Bdeir (França, Líbano, 2022, 16’)Fic. Leg. Inglês. M/16 Um operador de gruas em Beirute oferece-se para cobrir um turno numa das gruas mais perigosas, onde será capaz de encontrar a sua liberdade.
Peixe Abissal

Peixe Abissal

Queer Lisboa 27
Peixe Abissal(Brasil, 2023) Seres luminosos, divinos e mundanos, líricos e selvagens, masculinos e femininos. Homens, mães e santas emergem de um mergulho profundo no universo poético do escritor e compositor Luís Capucho.  Leg. Inglês
Regra 34

Regra 34

Queer Lisboa 27
Regra 34Brasil, França)  Simone é uma jovem negra que passou anos a fazer performances sexuais online para pagar a faculdade de direito. Agora que acabou de passar o exame para delegada do ministério público, a sua ambição é defender mulheres vítimas de abuso. De forma a reacender o seu desejo sexual, uma amiga envia-lhe o link de um vídeo em que uma mulher negra pratica sadomasoquismo. Leg. Inglês.
Anhell69

Anhell69

Queer Lisboa 27
Anhell69(Colômbia, Roménia, França, Alemanha, 2022) Um carro funerário percorre as ruas de Medellín, enquanto um jovem realizador narra a história do seu passado nesta cidade violenta e conservadora. Recorda-se da pré-produção do seu primeiro filme, um série-b com fantasmas. Jovens da cena queer de Medellín integram o elenco do filme, mas o protagonista morre de overdose de heroína aos 21 anos, assim como muites des amigues do realizador.  Leg. Inglês.