Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano

O Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 30 de abril a 5 de maio, com uma seleção de 12 filmes de realizadores independentes nunca apresentados em Portugal e com um relevante percurso nos mais prestigiados festivais de cinema do mundo. 
LAND HO!

LAND HO!

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
Desencantado com a vida de aposentado, Mitch, um exuberante ex-cirurgião, convence o relutante Colin, seu ex-cunhado, a passar férias na Islândia. Entre bares de gelo, estâncias termais em voga e aventuras culinárias, os dois velhos amigos divertem-se na simples tranquilidade da companhia um do outro. Aaron Katz e Martha Stephens, duas das vozes mais singulares do cinema independente americano, conseguem a rara proeza de revisitar o popular, embora difícil, género da buddy-comedy com humor e inteligência, dando-lhe umas pinceladas de diário de viagem.
SOUTH MOUNTAIN

SOUTH MOUNTAIN

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
O frágil equilíbrio da vida que Lila construiu na sua casa nas montanhas de Catskill com Edgar, o marido, e as filhas adolescentes é abalado quando Edgar revela o nascimento de um filho com outra mulher. Segue-se um verão de emoções à flor da pele e reconfigurações afetivas. Lila tenta reagir explorando os cantos luminosos e obscuros da dor, da raiva e do desejo, nomeadamente através da sua amizade com um homem mais jovem. Hilary Brougher articula as peças deste puzzle familiar turbulento com surpreendente simplicidade, realizando um filme terno, inteligente e adulto.
PIER KIDS

PIER KIDS

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
Pier Kids (literalmente, “os miúdos do molhe”) questiona o significado de comunidade entre jovens LGBT negros em situação de risco. O filme é composto por uma galeria de personagens — entre elas, Casper, um jovem sem abrigo atraído por transsexuais; Desean, que se interroga com crueza sobre qual a melhor alternativa para escapar à condição de sem abrigo; Krystal, frequentadora das pistas de dança como uma forma de sobrevivência — cujos traços comuns se prendem com o afastamento (por vezes, expulsão) das famílias de sangue e o refúgio em comunidades familiares de substituição. Elegance Bratton acompanha esses jovens ao longo de cinco anos, procurando entender o que significa ser negro e queer 50 anos depois de Stonewall.
THE CATHEDRAL

THE CATHEDRAL

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
O filme acompanha a vida de Jesse Damrosch, desde o nascimento em 1987 até à entrada na faculdade aos vinte anos. Alguns dramas familiares, como a morte do tio, de complicações decorrentes da sida, o seu tenso relacionamento com o pai ou a hostilidade aberta entre a mãe e a tia, incapazes de se reconciliarem mesmo durante o funeral da avó materna, são pontuados por acontecimentos históricos como o atentado bombista ao World Trade Center em Nova Iorque em 1993 ou a presidência de George W. Bush no início dos anos 2000. Ricky D’Ambrose afasta-se deliberadamente da narrativa tradicional, preferindo explorar sem romantismo as memórias pessoais através de uma colagem de quadros laboriosamente compostos.
THE GRIEF OF OTHERS

THE GRIEF OF OTHERS

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
Os Ryries sofreram uma perda: a morte de um bebé algumas horas após seu nascimento. À medida que os membros da família, sem palavras para expressar a tristeza, se entregam à solidão do luto, uma visita inesperada leva-os a estar cada vez mais atentos, com humor, aos problemas que fazem parte de qualquer vida humana, mas que também carregam dentro de si o poder de nos unir. Patrick Wang demonstra, tal como em In the Family, a sua obra de estreia, exibida na primeira edição do Outsiders, uma extraordinária capacidade de empatia com as suas personagens e a sua habilidade para abordar, sem sentimentalismo, a tragédia familiar.
DRIVEWAYS

DRIVEWAYS

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
Na sequência da morte da irmã, Kathy viaja com Cody, o filho de oito anos, tímido e introvertido, a fim de pôr ordem na casa que herdou e que tenciona vender. À medida que Kathy se vai dando conta do pouco que sabia sobre a irmã, de quem há muito se havia afastado, Cody desenvolve uma amizade improvável com Del (Brian Dennehy, num dos seus últimos papéis), um veterano da Guerra da Coreia e viúvo que mora na casa ao lado. Com a ajuda de interpretações notáveis, Driveways é um milagre de subtileza, um filme sobre a solidão e a diferença, e a fé comovente no bálsamo que a bondade pode constituir para qualquer dor.
BIRTH/REBIRTH

BIRTH/REBIRTH

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
A Drª Rose Casper, uma patologista forense com ideias muito próprias sobre a reprodução biológica feminina, vive obcecada com a descoberta de uma forma de trazer os mortos de volta à vida. O seu mundo colide com o de Celie Morales, enfermeira da maternidade do mesmo hospital onde trabalha, quando a filha desta morre subitamente de um ataque agudo de meningite e o seu corpo vai parar à mesa de autópsia de Rose. As circunstâncias da morte da menina fazem dela o candidato humano perfeito para a sua próxima experiência. A realizadora Laura Moss retrabalha, de forma inédita e engenhosa, um dos temas mais antigos do cinema de terror, o mito de Frankenstein.
A BREAD FACTORY

A BREAD FACTORY

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
Após 40 anos a gerir o centro cultural que fundaram numa antiga fábrica de pão, Dorothea e Greta vêem-se forçadas a lutar pela sobrevivência quando um casal de artistas performativos chineses se instala em Checkford, recorrendo a métodos mais vistosos para captar as atenções. No meio da agitação trazida à pequena comunidade, as duas animadoras culturais tentam prosseguir o trabalho, ensaiando uma produção da Hécuba de Eurípedes. Porém, no dia da estreia recebem a notícia de que The Bread Factory vai perder uma fatia essencial do financiamento. Há que tomar grandes decisões. Trata-se do filme mais ambicioso de Patrick Wang, que recorre de forma brilhante a uma variedade de dispositivos formais, tomados de empréstimo ao teatro e à literatura, para refletir sobre o significado de viver na América contemporânea.
THE SURROGATE

THE SURROGATE

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
Jess Harris, uma web designer de Brooklyn, não esconde a satisfação com o projeto de ser doadora de óvulos do seu melhor amigo Josh e de Aaron, o marido deste. Um teste pré-natal realizado a doze semanas de gravidez apresenta resultados inesperados que colocam um dilema moral, acabando por pôr à prova o relacionamento entre os três amigos. Jeremy Hersh evita com habilidade algumas das armadilhas em que poderia cair o filme, transformando-o numa das obras recentes mais bem sucedidas sobre a fragilidade da condição humana.
BLOODY NOSE, EMPTY POCKETS

BLOODY NOSE, EMPTY POCKETS

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
Sob o brilho das luzes de Las Vegas, o popular bar conhecido como Roaring 20s está à beira de fechar definitivamente as suas portas. Bloody Nose, Empty Pockets é um mosaico de vidas díspares, que oscilam entre a dignidade e a libertinagem, arcando com o peso do passado, enfrentando um futuro incerto e assobiando para o lado enquanto o navio naufraga. Os irmãos Bill e Turner Ross (de quem vimos, no Outsiders I, o belo Tchoupitoulas) regressam com um retrato elegíaco de um pequeno mundo em desaparecimento, mas cujo coração ainda bate com o conforto da comunidade. A característica, sedutora e íntima abordagem dos realizadores à narrativa de não-ficção cria uma memória nebulosa de experiências perdidas em copos vazios e nuvens de fumo.
A THOUSAND AND ONE

A THOUSAND AND ONE

Outsiders – Ciclo de Cinema Independente Americano
SESSÃO DE ENCERRAMENTOInez, uma lutadora que prefere definir ela própria os próprios termos em que vive, acaba de cumprir uma pena de 18 meses em Rikers Island, Nova Iorque. Não suportando a separação de Terry, o filho de 6 anos cuja guarda havia perdido, Inez sequestra-o para que possam construir uma vida juntos. Com o passar dos anos, a família cresce e Terry torna-se um adolescente inteligente e introvertido, mas o segredo que definiu as suas vidas ameaça destruir o abrigo que construíram de forma tão improvável. Impressionante filme de estreia da argumentista e realizadora A.V. Rockwell, A Thousand and One é uma elegante ode à força da família, em particular do elo mãe-filho, como âncora num mundo em constante mudança.
Lisbon Motorcycle Film Fest

Lisbon Motorcycle Film Fest

O Lisbon Motorcycle Film Fest é um evento cultural de dimensão internacional, que vai já na 8ª edição. Destinado aos amantes das duas rodas e do cinema, uma vez mais irá reunir construtores e customizadores de motos, pilotos, artistas, realizadores e atores, que são protagonistas de filmes cuja temática é o universo motociclista. 
The Bikeriders

The Bikeriders

Lisbon Motorcycle Film Fest
SESSÃO DE ABERTURAÉ um dos filmes mais aguardados do ano, com estreia marcada para final de junho. Inspirado num livro de fotografias de 1968, com o mesmo título, de Danny Lyon (representado por Mike Faist), a história acompanha os Vandals, um gangue fictício de motociclistas de Chicago em 1965. Visto através da vida dos seus membros, o clube evolui ao longo de uma década, deixando de ser um grupo de “outsiders” para se tornar num gangue sinistro e violento, ameaçando assim a sua continuidade.O elenco é repleto de estrelas de Hollywood: Austin Butler e Tom Hardy, respetivamente como o presumível futuro e o atual líder do gangue, Jodie Comer como a esposa do primeiro, que conta a história do grupo a Mike Faist. Norman Reedus, Michael Shannon e Boyd Holbrook são apenas mais alguns nomes sonantes deste filme que foi aclamado pela crítica após a sua apresentação mundial no Festival de Telluride a 31 de agosto de 2023. Depois de algumas questões na sua distribuição, a estreia mundial ficou então agendada para junho de 2024. No entanto, a Ante-Estreia em Portugal é no Lisbon Motorcycle Film Fest 
Lisbon Night Ride – Passeio Noturno de Moto

Lisbon Night Ride – Passeio Noturno de Moto

Lisbon Motorcycle Film Fest
A Lisbon Night Ride, como assim lhe chama a organização, tornou-se já num evento dentro do próprio evento, contando com mais de 700 participantes. O passeio noturno inicia-se e termina no Cinema São Jorge, culminando assim o dia de abertura da 8ª edição do LxMFF, seguindo-se uma festa com dj set.
Sessão de Curtas 1

Sessão de Curtas 1

Lisbon Motorcycle Film Fest
RepeatO quotidiano de Ezra, um jovem piloto que reparte o seu tempo entre treinos, trabalho numa produção de laticínios e a escola. Uma perseguição incessante do objetivo de ser piloto de motocross profissional. Trails of DustApós a morte de seu primo numa tentativa fatal do lendário "Ski Jump" em Caineville no Utah, o atleta de dirt bike Braxton Tomlinson decide vencer seu medo e dominar o mesmo salto.The RideNeste filme acompanhamos Rob Wilson, um fotógrafo da Ilha de Vancouver. Ficamos a saber o que o motociclismo significa para ele e porque razão continua a andar de moto.No Man's LandEste é um documentário sobre duas pioneiras motociclistas, sufragistas e aventureiras. Em 1916, as irmãs Van Buren abriram caminho pela América. Augusta Van Buren e sua irmã, Adeline, percorreram 8.850 quilómetros em 60 dias pelo território continental dos Estados Unidos. Ao fazê-lo, tornaram-se a segunda e terceira mulheres a conduzir motos por todo o continente. 100 anos depois, a bisneta e outras 100 mulheres seguiram o seu caminho.  The Good And The BadTendo como inspiração os Western Spaghetti das décadas de 60 e 70, esta é uma curta de grande liberdade criativa e poesia visual, adicionando às já mencionadas referências um pouco do estilo de Steve McQueen.Bonneville BrothersNunca é tarde para cumprir sonhos. Piercarlo Borri e Vicenzo Borri, de 74 e 80 anos, vão até ao lago salgado de Bonneville para bater recordes de velocidade.Quest For SilenceNum mundo cheio de ruído e distrações, um grupo de almas intrépidas embarcou numa viagem transformadora, procurando não apenas a estrada aberta, mas uma sensação indescritível de calma interior e exterior. Este documentário cativante, narra a sua aventura enquanto viajam pelas paisagens pitorescas de Portugal, uma terra onde a beleza do mundo exterior reflete a sua busca interior pela serenidade. 
The Last Motorcycle on Earth

The Last Motorcycle on Earth

Lisbon Motorcycle Film Fest
As motos são proibidas. A gasolina custa mais de 5€ por litro. Os carros autónomos estão a assumir o controlo. Silicon Valley e o governo dos Estados Unidos colaboraram para impulsionar a sociedade em direção a um sistema de transporte totalmente autónomo. Motos e motociclistas são um primeiro alvo fácil no esforço para proibir veículos operados por humanos. Impossível? Não temos assim tanta certeza. Após a exibição do filme haverá espaço para comentários sobre o tema em questão por parte de alguns convidados.
Sessão de Curtas 2

Sessão de Curtas 2

Lisbon Motorcycle Film Fest
PolarcirkelnO aventureiro Emil Duvander decide ir de moto até ao Círculo Polar Ártico, deixando o conforto da sua casa na Suécia. É fevereiro e as tempestades de inverno, o gelo e as rápidas mudanças climáticas trazem dificuldades.Back to the presentAtravés de uma série de momentos íntimos explorados pelo diretor Jean Pierre Kathhoefer, somos lembrados de que a estrada sinuosa da vida se torna mais vibrante quando paramos para observar os momentos que nos rodeiam.Dream Ride NordkappTheo, o vencedor da competição Dream Ride, finalmente conseguiu concretizar a viagem dos seus sonhos até ao Cabo Norte, após uma espera desafiadora de três anos devido à pandemia. Uma jornada por paisagens deslumbrantes e estradas sinuosas, capturando a essência da resiliência e a alegria de realizar sonhos há muito desejados.The Passenger Um homem assombrado pelo passado, supera o trauma da dor e enfrenta as forças da natureza para numa viagem surreal de moto, encontrar a cura que tanto procura. 
Dark Rider

Dark Rider

Lisbon Motorcycle Film Fest
Juntamente com o campeão australiano Kevin Magee, Ben Felten, que é cego, quer realizar o seu sonho de infância: ser um piloto profissional de motos. Apesar dos riscos, eles decidem tentar alcançar o recorde mundial do cego mais rápido numa moto. Terão eles alcançado este feito épico? 
Talk Colecionadores

Talk Colecionadores

Lisbon Motorcycle Film Fest
Em parceria com o Jornal dos Clássicos e o Museu do Caramulo, vamos aprofundar o tema das motos clássicas e falar com 2 colecionadores nacionais - Frederico Valsassina e José Duarte - que detêm modelos raros e únicos a nível mundial.
MotoGP Live

MotoGP Live

Lisbon Motorcycle Film Fest
MotoGP Live CorridaDiretamente do Circuito de Le Mans, vamos assistir ao vivo e a cores no grande ecrã do Cinema São Jorge, à corrida da prova rainha do MotoGP de França e torcer pelo nosso amigo Miguel Oliveira. A entrada é livre, limitada à lotação da sala Manoel de Oliveira.
Sessão de Curtas 3

Sessão de Curtas 3

Lisbon Motorcycle Film Fest
She Rides “O mundo das motas é um mundo dos homens” mas afinal não é bem assim. João Bolina partilha a opinião e visão de 9 mulheres motociclistas sobre o mundo das duas rodas. Gears & Dunes"Gears & Dunes" é um documentário cativante e cheio de ação que acompanha um grupo de aventureiros numa viagem épica de Portugal a Dakar. Tendo como cenário as paisagens deslumbrantes dos desertos marroquinos e mauritanos, o filme documenta os desafios e triunfos da equipa de expedição à medida que navegam por terrenos remotos e criam laços profundos no meio de contratempos mecânicos e encontros com culturas locais. Através de uma fotografia deslumbrante e de entrevistas íntimas, o documentário capta a essência da aventura e mostra a resiliência do espírito humano face à adversidade. À medida que a viagem culmina no Senegal, “Gears & Dunes” deixa os espectadores inspirados pelo poder transformador da exploração e pela beleza da estrada aberta. Sinfonia #45A paixão por motos leva ao fantástico universo da criação, juntos pelo design, pela mecânica, pela pintura… trabalham em conjunto como uma orquestra. O resultado é uma “Sinfonia #45” inspirada numa Benelli 900 Sei, um filme documentário que celebra o sucesso de uma personalização pela Unik Edition Motorcycles. Two Wheels and a Crank CameraMarina Cianferoni, motociclista, jornalista e fã de cinema, percebeu desde cedo que as motos e os filmes são um veículo de liberdade de expressão. Neste documentário revela-nos como as motos e os filmes lhe propuseram a criação da editora de livros, La Mala Suerte Ediciones.
48 Hour Film Project Lisboa

48 Hour Film Project Lisboa

O 48 Hour Film Project Lisboa lança o desafio: a criação de curtas-metragens portuguesas em apenas 48 horas. 
Festival MENTAL

Festival MENTAL

Festival Mental® regressa a Lisboa para a 8ª edição