Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
FESTA DO CINEMA ITALIANO

FESTA DO CINEMA ITALIANO

A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos.Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica.
O Colibri

O Colibri

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Marco Carrera é a síntese de uma masculinidade feita de indecisões e de expectativas, de um desejo de "não fazer mal" e, por conseguinte, de uma passividade de algum modo culpada -e certamente carregada de remorsos.O Colibri é a história da vida de Marco Carrera, "o Beija-flor", uma vida de coincidências fatais, perdas e amor absoluto. Baseado no romance homónimo de Sandro Veronesi, vencedor do Premio Strega.A vida de Marco Carrera, médico e pai de família, decorre de forma aparentemente tranquila, mas na realidade está repleta de caminhos paralelos, coincidências falhadas, oportunidades perdidas e estradas não percorridas. A sua mulher, Marina, engana-o compulsivamente e acusa-o de ter um caso com Luisa Lattes, uma mulher ítalo-francesa que conheceu na sua juventude. E tem razão, porque Marco sempre teve com Luisa uma relação nunca consumada, daquelas que a realidade não consegue contaminar, mas que alimenta um desejo obstinado e uma paixão secreta. No meio de todas as problemáticas familiares está Marco, como o colibri: bate as asas freneticamente para se manter no mesmo sítio, enquanto à sua volta o mundo e as relações mudam inevitavelmente. O Colibri é a história da força ancestral da vida, da luta árdua que todos fazemos para resistir ao que por vezes parece insuportável. Mesmo com as armas poderosas da ilusão, da felicidade e da alegria.
VILA MORENA

VILA MORENA

FESTA DO CINEMA ITALIANO
INTERCÂMBIOSItália e Portugal em diálogo cinematográfico. Realizadores Italianos a filmar em Portugal.Existe um lugar, talvez o centro cultural mais escondido do mundo, talvez a sala de estar da Mira e Mané, talvez o local de conspiração de uma revolução, seguramente um bar. Vila Morena é pequena história da utopia que encontrámos no "Tejo Bar": a utopia da construção de uma nova família, ou da destruição da ideia de família, a utopia de estar juntos ou de estar sozinhos, mas juntos.
Una sterminata domenica

Una sterminata domenica

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Num retrato desolador, Parroni mergulha-nos na angústia geracional, situando-a numa dimensão sócio-cultural precisa. Manifestações do sonho inquieto dos adolescentes, que adormecem com o smartphone na mão, num mundo ensurdecedor de televisão a volume alto.Brenda está grávida. Alex celebra os seus 19 anos, prestes a tornar-se pai. Kevin pinta tags pela cidade. Três jovens, cada um tentando deixar um legado no mundo, vagueiam entre o campo costeiro e a cidade eterna, enquanto enfrentam o avanço inexorável do tempo e do calor.Com grande habilidade, o realizador traz para o ecrã o vazio opressivo que sufoca os protagonistas. Este é um retrato impiedoso e lamentavelmente verídico da vida de muitos jovens, que, após a escolaridade obrigatória, se encontram sozinhos, sem perspetivas, sem bons exemplos, sem autoridade, sem trabalho, sem futuro. Vivem num eterno domingo, aborrecido, perigoso, sem rumo, sem segunda-feira à vista. O filme venceu o Prémio Especial do Júri e o Prémio FIPRESCI da Secção Orizzonti no Festival de Veneza.
La primavera della mia vita

La primavera della mia vita

FESTA DO CINEMA ITALIANO
La primavera della mia vita marca a estreia cinematográfica de Colapesce e Dimartino, uns dos os autores e músicos mais sofisticados e inovadores da cena italiana contemporânea.Lorenzo e Antonio eram grandes amigos e tinham alcançado o sucesso musical com o duo 'Os Metafísicos', mas Antonio desapareceu sem dar explicações. Três anos depois, Antonio entra em contacto com o agente do duo e oferece a Lorenzo um projeto misterioso que lhe renderá uma compensação de 90 mil euros (livres de impostos). Apesar da relutância, Lorenzo vai a Palermo onde se reencontra com Antonio, que lhe propõe escreverem juntos um livro sobre as lendas sicilianas. Os dois embarcam numa viagem de oito dias durante a qual encontram as personagens mais estranhas e excêntricas, com inesperadas aparições do mundo da música contemporânea. Um road-trip aventureiro, poético e surreal sobre a importância da amizade, da compreensão e aceitação das pessoas que nos rodeiam.Sessão Especial | Evento musical acústico com a presença de Colapesce Dimartino e do realizador Zavvo Nicolosì + Q&A
El Paraíso

El Paraíso

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Pautados pelo ritmo das noites de salsa e merengue, de memórias partilhadas e tráfico de drogas, Júlio César e a sua mãe são inseparáveis e teimam em manter um estilo de vida cheio de amor opressivo.Vencedor do Prémio de Melhor Atriz, Melhor Argumento e o Prémio de Cinema Jovem na secção de Orizzonti do Festival de Veneza em 2023. El Paraíso é uma história quase mitológica onde amor e loucura se fundem através da força indomável na relação entre mãe e filho. Marcado por uma interpretação fabulosa de Edoardo Pesce e Marguerita Rosa de Francisco, mãe e filho partilham praticamente tudo: uma modesta casa, o escasso dinheiro proveniente do trabalho para um traficante local, e a paixão pelas noites de salsa e merengue. Essa existência na marginalidade, vivida com amor, é ao mesmo tempo simbiótica e opressiva, vê-se ameaçada com a chegada de Inês, uma jovem colombiana recém-regressada de sua primeira viagem como "mula" de cocaína. Entre o desejo e o ciúme, a situação desdobra-se rapidamente, levando Julio a um gesto extremo numa jornada dolorosa e inesquecível que o conduzirá pela primeira vez à sua terra natal.