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Cinema São Jorge

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FESTA DO CINEMA ITALIANO

FESTA DO CINEMA ITALIANO

A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos.Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica.
PICCOLINI - GERONIMO STILTON

PICCOLINI - GERONIMO STILTON

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Vem brincar e aprender algumas expressões em italiano junto com Geronimo Stilton! Um rato muito intelectual, formado em Ratologia da Literatura Rática e em Filosofia Arqueorrática Comparada. Dirige o Diário dos Roedores, o jornal mais famoso da Ilha dos Ratos. Nos tempos livres, Geronimo coleciona cascas antigas de queijo do século XVIII, mas sobretudo adora escrever livros.
O Sonho de Mary

O Sonho de Mary

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Baseado no best-seller do irlandês Roddy Doyle, Enzo D’Alò presenteia-nos com uma história universal de amor e amizade que transcende fronteiras e nos dá uma nova personagem para recordar.O filme acompanha Mary, uma menina de 11 anos, com uma paixão fervorosa pela culinária, que sonha em tornar-se uma grande chef. Sob a orientação amorosa da sua avó Emer, Mary embarca numa viagem emocionante que desafia as barreiras do tempo. Nesta aventura única, quatro gerações de mulheres entrelaçam-se, confrontando-se e conhecendo-se profundamente. Uma história suave de amadurecimento e repleta de ironia, ambientada na Irlanda, mas que poderia acontecer em qualquer lugar, capturando os sentimentos universais da vida: amor, desapego e morte. Sob a direção talentosa de Enzo D'Alò, cada cena sublinha a originalidade do texto literário, traduzindo-o em imagens envolventes que cativam tanto crianças quanto adultos, revelando nuances emocionantes com uma simplicidade encantadora.
Capitães de Abril

Capitães de Abril

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Capitães de Abril conta a aventura pacífica e lírica da Revolução dos Cravos, que devolve a liberdade ao País.Na madrugada de 25 de Abril de 1974, o Rádio Clube Português emite a célebre e interdita canção de Zeca Afonso, “Grândola, Vila Morena”. Trata-se de um código combinado com o clandestino Movimento das Forças Armadas que nessa madrugada levou um grupo de capitães a executar um golpe de estado e acabar com o regime do Estado Novo. O capitão Salgueiro Maia marcha com o seu regimento sobre Lisboa, decidido a tomar a capital sem derramamento de sangue. Entretanto, Manuel, um outro veterano da guerra de África, toma, com um punhado de camaradas, o Rádio Clube Português que se vai transformar no centro difusor do progresso da revolução. Antónia, a mulher de Manuel, desconhecendo as atividades do marido, preocupa-se com o destino de um aluno, preso pela PIDE. Maia chega a Lisboa e com a ajuda de Gervásio, consegue levar os seus “Chaimites” até ao Quartel do Carmo, onde recebe a rendição de Marcelo Caetano. Nas ruas o delirante entusiasmo popular aclamava os capitães de Abril.
Vangelo secondo Maria

Vangelo secondo Maria

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Paolo Zucca desafia as convenções ao contar o Evangelho do ponto de vista de Maria, apresentando-nos uma visão alternativa e mais humanizada da Mãe de Jesus.Vangelo secondo Maria pode ser definido como um coming of age, embora vá muito além do relato do crescimento interior da protagonista, questionando conceitos como o livre-arbítrio, o pecado original, o poder do conhecimento, o patriarcado e a autodeterminação das mulheres. Fá-lo através de uma personagem, interpretada pela magnífica Benedetta Porcaroli que, encarnando o feminino moderno, denuncia a incómoda e ancestral realidade da misoginia, transformando a Mãe de Jesus não apenas numa mera espectadora, mas na corajosa arquiteta da sua própria existência. No entanto, o filme é, antes de mais, uma história de amor. Um amor assimétrico, frágil, que nasce e evolui em circunstâncias imprevisíveis e sem precedentes. Um amor tão tenaz que desafia o destino, a vontade divina e a própria morte.
EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT ANIMAÇÃO 1

EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT ANIMAÇÃO 1

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Seleção das melhores curtas portuguesas que marcaram presença em festivais italianos. Em colaboração com a Agência da Curta Metragem. EstilhaçosEste é um filme sobre a forma como a Guerra se instala no corpo das pessoas que a vivem olhos nos olhos. E, depois, a milhares de quilómetros e dezenas de anos decorridos, contamina, como um vírus, outros seres humanos. Independência de EspíritoClélia é uma mulher que se dá bem com a solidão, é com ela que enche a sua casa Lisboeta, de pátio e jardim. Dedica-se às plantas e um dia, quase sem dar por isso, começa a falar com elas... Que faço eu? Agora falo com flores?! Questiona-se a Clélia. A resposta virá da sua vizinha, que fala com tachos… A SonolentaNuma casa de aldeia, Maria, uma jovem menina criada de um casal, quer dormir. Está cansada, muito cansada, mas é constantemente importunada pelo choro da criança que tem a cargo e pelos pedidos dos senhores. Sopa FriaUma mulher, vítima de violência doméstica, recorda os anos em que esteve casada e como foi difícil manter-se à tona. O SapateiroUm sapateiro embrulhado entre as memórias da sua vida e a sempre presente profissão, vive um momento crucial na sua existência. Acompanhamos um dia gigante na sua vida que será determinante no resumir do seu passado e na descoberta do seu rumo. FuligemÉ como fuligem que se deposita nas paredes da nossa cabeça. Não a vemos. Já faz parte. AgouroUm inverno rigoroso congela a superfície de um rio junto à casa onde vivem dois primos. Envolta no vento gelado que se levanta naquele dia, a rudeza da relação entre os dois cresce, atingindo o limite.
Romeo è Giulietta

Romeo è Giulietta

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Provavelmente, é o filme mais maduro de Veronesi, que através de Shakespeare, tenta contar nuances incomuns do amor e refletir sobre o tema da identidade em geral, e não apenas e simplesmente de género.Rejeitada para o papel de Julieta, uma jovem atriz tenta a sorte novamente sob uma identidade falsa para provar o seu talento. É assim que se transforma em Otto Novembre, propõe-se para o papel de Romeu e consegue o papel. O que fazer a partir daí? Os bastidores do mundo do espetáculo mostram-se cheios de fascínio, tensão, intrigas e enganos, onde tiktokers são contratados, os atores não se distinguem uns dos outros e os realizadores não acompanham os tempos. O filme brinca com o estilo da comédia romântica mas o que sustenta verdadeiramente Romeo è Giulietta é um amor pela realização pessoal através da arte, uma proposta feita e magistralmente entregue por Sergio Castellitto e uma das novas grandes promessas do cinema italiano, Pilar Fogliati.
Disco Boy

Disco Boy

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Na sua primeira obra, Abbruzzese apresenta-nos um filme que vai além dos padrões habituais, mergulhando profundamente nos traumas deixados pela guerra no subconsciente humano.Galardoado com o Urso de Prata para Melhor Contribuição Artística no Festival de Berlim, este filme transporta-nos para um universo onde os fantasmas são manifestações tangíveis das memórias dolorosas, assombrando aqueles que vivenciaram o conflito de forma visceral. Com uma atuação marcante de Franz Rogowski no papel de Aleksei, um bielorrusso que foge para França e se inscreve na Legião Francesa, somos levados a questionar o próprio sentido da existência. Este não é apenas mais um filme sobre estruturas militares e hierarquias rígidas; Abbruzzese segue os passos daqueles que, como Clint Eastwood com Flags of Our Fathers e Letters from Iwo Jima, mostraram a guerra sob perspetivas opostas, desafiando-nos a refletir sobre as complexidades do conflito e os seus impactos duradouros na psique humana.A acompanhar este devaneio mágico está uma poderosa banda sonora do músico electrónico Vitalic, que ajuda a transformar a discoteca num lugar de transcendência que se torna no destino final para aqueles que mantêm a sua visão firmemente colocada no horizonte sagrado da utopia.
EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT ANIMAÇÃO 2

EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT ANIMAÇÃO 2

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Água MoleOs últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua. EloDurante um dia anoitecido, dois personagens procuram adaptar-se. Três Semanas em DezembroÉ uma história pessoal que enaltece os laços familiares, utilizando o sketchbook e a família como referência, este filme segue um formato diarístico, mostrando diversas situaçoes e eventos que fazem parte da cultura e rotina em Belmonte, durante a época do Natal. Nossa Senhora da ApresentaçãoO resgate de um poema, escrito pelo neorrealista Álvaro Feijó em 1940, trá-lo de volta aos dias que o imitam. Instalando-se lentamente no coração de homens e mulheres, tornando-os refém da sua Graça, ei-la revelando toda a sua natureza, ao mesmo tempo que pronuncia, sem misericórdia, o seu nome. O Homem do LixoNuma tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que transformava num verdadeiro tesouro. NestorNestor, um homem com vários comportamentos obsessivo-compulsivos, vive num barco-casa instável que nunca para de oscilar. De ImperioDurante uma noite tranquila, um grupo de fugitivos tenta encontrar o caminho para o centro do edifício, onde toda a resistência se está a juntar. Evitando a vigilância, eles passam pelas salas dos Gigantes e testemunham as suas rotinas macabras. Ice MerchantsUm homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
Eu, Capitão

Eu, Capitão

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma parábola pura e desprovida de retórica sobre a necessidade de assumir a responsabilidade pelos nossos actos.Candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional,  Eu, Capitão é um conto homérico sobre a intrépida viagem de dois jovens, Seydou e Moussa, que partem de Dakar com um sonho:  chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea que atravessa as armadilhas do deserto, os perigos do mar e as ambiguidades do ser humano. Na origem do filme estão os testemunhos verdadeiros daqueles que viveram este inferno e que viram a objectiva da câmara para a sua realidade, em perfeito contracampo com as imagens que estamos habituados a ver, na nossa perspetiva europeia. No relato pessoal de Seydou e Moussa, encontrámos uma imensidão de histórias que começam em Dakar, no Senegal, percorrendo um vasto caminho até Itália. Mas Eu, Capitão é um filme que fica suspenso entre o realismo e a componente visionária. Um objecto que podia ter sido um novo ponto de chegada, um local de aterragem diferente de um cinema que deixa apenas aflorar o atrevimento de uma nova filmografia deste cineasta. Em vez disso, também em contracampo, torna-se um outro ponto de partida, o início de uma outra viagem cheia de armadilhas, povoada por figuras ambíguas, sinistras e violentas.
Bassifondi

Bassifondi

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Nas vicissitudes dos sem-abrigo Romeu e Calisto, uma grande história de um amor fraterno impossível e de uma viagem visionária em direção à morte. Um filme sujo, visceral e até fisicamente perturbador, mas com um inesperado lado terno. Romeu e Calisto são dois sem-abrigo que vivem nas margens do rio Tibre, no centro de Roma. Opostos em termos físicos e de carácter, vivem do quotidiano, mas os seus modos destrutivos e hostis em relação à sociedade "de cima" do rio criam situações de conflito constante. Mergulhados numa espiral de loucura negativa, a sua relação muda quando Romeu adoece e Calisto cuida dele, demonstrando o seu profundo afeto.Escrito com os irmãos D'Innocenzo, o filme demorou 15 anos a ser realizado. O resultado: uma obra poética, pasoliniana, que quase se situa entre o espetáculo, na fronteira entre o circo dos dois excelentes protagonistas Gabriele Silli e Romano Talevi, e a reflexão social sobre o mundo dos romanos abandonados que vivem debaixo das pontes do Tibre.