Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
FESTA DO CINEMA ITALIANO

FESTA DO CINEMA ITALIANO

A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos.Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica.
ITALIANO PER PRINCIPIANTI

ITALIANO PER PRINCIPIANTI

FESTA DO CINEMA ITALIANO
DIAMO I NUMERI! Italiano per principianteAulas de italiano para principiantes com a professora Elisabetta Maino. Este ano as aulas são dedicadas ao 25 de Abril em Portugal e em Itália.
O Primeiro Dia do Resto da Minha Vida

O Primeiro Dia do Resto da Minha Vida

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma história sobre a força de recomeçar quando tudo à volta parece estar a desmoronar-se.Um homem misterioso (Toni Servillo) apresenta-se a quatro pessoas que atingiram o fundo e querem acabar com tudo para lhes oferecer um acordo: que lhe dêem uma semana para as fazer apaixonarem-se de novo pela vida. A sua intenção é proporcionar-lhes a oportunidade de descobrir como seria o mundo sem eles e ajudá-los a encontrar um novo sentido para as suas vidas. Com O Primeiro Dia do Resto da Minha Vida Paolo Genovese regressa às atmosferas metafísicas de The Place, e também aqui os protagonistas viajam por entre “não-lugares”, como os lugares do filme: hotéis abandonados, bombas de gasolina em estilo hopperesco, e em redor, uma Roma em ruínas, quase distópica, muitas vezes enquadrada de cima, como do olhar de um deus distante e indiferente às dores da humanidade.
El Paraíso

El Paraíso

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Pautados pelo ritmo das noites de salsa e merengue, de memórias partilhadas e tráfico de drogas, Júlio César e a sua mãe são inseparáveis e teimam em manter um estilo de vida cheio de amor opressivo.Vencedor do Prémio de Melhor Atriz, Melhor Argumento e o Prémio de Cinema Jovem na secção de Orizzonti do Festival de Veneza em 2023. El Paraíso é uma história quase mitológica onde amor e loucura se fundem através da força indomável na relação entre mãe e filho. Marcado por uma interpretação fabulosa de Edoardo Pesce e Marguerita Rosa de Francisco, mãe e filho partilham praticamente tudo: uma modesta casa, o escasso dinheiro proveniente do trabalho para um traficante local, e a paixão pelas noites de salsa e merengue. Essa existência na marginalidade, vivida com amor, é ao mesmo tempo simbiótica e opressiva, vê-se ameaçada com a chegada de Inês, uma jovem colombiana recém-regressada de sua primeira viagem como "mula" de cocaína. Entre o desejo e o ciúme, a situação desdobra-se rapidamente, levando Julio a um gesto extremo numa jornada dolorosa e inesquecível que o conduzirá pela primeira vez à sua terra natal.
Sandro Cappai Live

Sandro Cappai Live

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Sandro Cappai estreia-se em Lisboa com o espetáculo de stand-up comedy italiano “Sandro Cappai Live”, onde apresenta material totalmente inédito.Com o seu estilo direto e informal, Sandro Cappai conta a história de um jovem de trinta anos, com uma vida cheia de ansiedades e hipocondrias, na qual os nossos ideais mais puros são questionados pelos desafios do dia a dia. Um espetáculo em que até os detalhes aparentemente mais pessoais e insignificantes das nossas vidas são redescobertos como universais e épicos. Ou, pelo menos, é essa a ideia.SANDRO CAPPAINascido em Cagliari (Sardenha) em 1993, Sandro Cappai é comediante de stand-up e autor de banda desenhada.É cofundador do projeto “Stand-up Comedy Sardegna” e faz parte da redação do website humorístico Lercio.it. Apresentou o podcast "I Pugedos" com Valeria Pusceddu e atualmente apresenta o podcast "Tazza di Caffè" com Giordano Folla. Em 2019 gravou o seu especial de comédia para a série "Italian Stand Up", no Zelig em Milão, posteriormente distribuído na Zelig Tv, Prime Video e Rai 5.Em setembro de 2022, publicou gratuitamente no YouTube o seu segundo especial de comédia intitulado “Non è andata proprio così”, que alcançou centenas de milhares de visualizações em pouco tempo.Depois de “Politica, sesso, zabaione e morte” (2019/2020) e “Non è andata proprio così” (2021/2022), está atualmente em digressão por Itália, com “Non si muore così facilmente”, o seu novo espetáculo de stand-up comedy. 
Milano - The Inside Story of Italian Fashion

Milano - The Inside Story of Italian Fashion

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Situado no deslumbrante cenário da capital da moda italiana, o documentário narra de maneira envolvente o surgimento da moda italiana e sua ascensão como um fenómeno global, através de um elenco de luxo.A irresistível ascensão e rivalidade entre Giorgio Armani e Gianni Versace nos vibrantes anos 70, o renascimento dramático da Gucci sob a liderança de Domenico De Sole e Tom Ford nos ousados anos 90, o revolucionário "ugly chic" de Miuccia Prada e os devaneios sicilianos de Dolce & Gabbana são os vários panos de fundo explorados por John Maggio, dando voz em primeira mão a Giorgio Armani e outras estrelas da moda que nos partilham as suas próprias trajetórias, revelando como conquistaram o mercado americano através de Hollywood. Com testemunhos de  Frances McDormand, Sharon Stone, Helen Mirren, Samuel L. Jackson e Lauren Hutton, o filme oferece uma experiência de cultura pop em ritmo acelerado, mergulhada nos tons clássicos da ópera italiana.
Una sterminata domenica

Una sterminata domenica

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Num retrato desolador, Parroni mergulha-nos na angústia geracional, situando-a numa dimensão sócio-cultural precisa. Manifestações do sonho inquieto dos adolescentes, que adormecem com o smartphone na mão, num mundo ensurdecedor de televisão a volume alto.Brenda está grávida. Alex celebra os seus 19 anos, prestes a tornar-se pai. Kevin pinta tags pela cidade. Três jovens, cada um tentando deixar um legado no mundo, vagueiam entre o campo costeiro e a cidade eterna, enquanto enfrentam o avanço inexorável do tempo e do calor.Com grande habilidade, o realizador traz para o ecrã o vazio opressivo que sufoca os protagonistas. Este é um retrato impiedoso e lamentavelmente verídico da vida de muitos jovens, que, após a escolaridade obrigatória, se encontram sozinhos, sem perspetivas, sem bons exemplos, sem autoridade, sem trabalho, sem futuro. Vivem num eterno domingo, aborrecido, perigoso, sem rumo, sem segunda-feira à vista. O filme venceu o Prémio Especial do Júri e o Prémio FIPRESCI da Secção Orizzonti no Festival de Veneza.