Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
FESTA DO CINEMA ITALIANO

FESTA DO CINEMA ITALIANO

A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos.Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica.
Ainda Temos o Amanhã

Ainda Temos o Amanhã

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Paola Cortellesi lança-se na realização com um filme surpreendente, original e transcendente que entra pela porta da frente no pódio da história do cinema italiano. Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenómeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária. *Abertura, antestreia 
Ainda Temos o Amanhã

Ainda Temos o Amanhã

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Paola Cortellesi lança-se na realização com um filme surpreendente, original e transcendente que entra pela porta da frente no pódio da história do cinema italiano. Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenómeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária. *Abertura, antestreia 
Ainda Temos o Amanhã

Ainda Temos o Amanhã

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Paola Cortellesi lança-se na realização com um filme surpreendente, original e transcendente que entra pela porta da frente no pódio da história do cinema italiano. Um dos maiores sucessos de bilheteira da história recente do cinema italiano, superando até o fenómeno Barbie, Paola Cortellesi narra com leveza e maestria a história de Delia, esposa de Ivano e mãe de três filhos. Ela aceita a vida que lhe foi destinada - esposa e mãe -, no entanto, a chegada de uma carta misteriosa desperta a sua coragem para desafiar o destino e imaginar um futuro melhor, não apenas para si mesma. Unindo a commedia all’italiana a um neorealismo pop, Cortellesi surpreende, inova e emociona ao prestar um tributo aos feitos extraordinários de muitas mulheres comuns que, sem suspeitarem, contribuíram para a construção de uma sociedade mais igualitária. *Abertura, antestreia 
PICCOLINI - LA PIMPA

PICCOLINI - LA PIMPA

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Vem brincar e aprender algumas expressões em italiano com a cadelinha mais famosa de Itália! A Pimpa é uma cadelinha branca com grandes pintas vermelhas, orelhas compridas e a língua quase sempre de fora. É muito simpática e tem uma enorme imaginação!
A última noite em Milão

A última noite em Milão

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Um policial que se desenrola com grande conhecimento das características estilísticas do género, sem nunca descurar o fator humano.  Franco Amore é um polícia no seu último dia de trabalho, depois de trinta anos de serviço leal na polícia. Depois de fazer o seu discurso de despedida, no qual recorda que nunca matou ninguém, apesar de não lhe terem faltado missões perigosas. A sua nova mulher, a filha e os amigos organizaram-lhe uma festa surpresa quando, de repente, é chamado de volta ao serviço porque algo de muito grave aconteceu. Andrea Di Stefano realiza um filme de género que aborda o mundo do crime, sobre o qual seria um delito revelar um pouco mais do que uma breve sinopse.
ITALIANO PER PRINCIPIANTI

ITALIANO PER PRINCIPIANTI

FESTA DO CINEMA ITALIANO
DIAMO I NUMERI! Italiano per principianteAulas de italiano para principiantes com a professora Elisabetta Maino. Este ano as aulas são dedicadas ao 25 de Abril em Portugal e em Itália.
In Media Res

In Media Res

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Personalidade incontornável do pensamento arquitectónico em Portugal e do seu confronto com a modernidade, Manuel Tainha abre o seu atelier nos anos 50 e concebe projectos durante quase seis décadas, traduzindo a inquietação de uma “arquitectura em questão” no paralelo e constante exercício da escrita.A partir dos textos do arquitecto Manuel Tainha e de conversas gravadas entre 2010 e 2012, o filme propõe uma leitura cinematográfica do pensamento e do universo do arquitecto, um diálogo com a sua ética e poética.Dando corpo à palavra, à reflexão e às fontes de inspiração, bem como ao constante confronto com as outras artes, o filme acompanha-nos num percurso através de três obras, projectadas e construídas entre os anos 50 e 70, filmadas hoje, num momento significativo da sua existência.O documentário nasce no âmbito de um projecto de produções cinematográficas da Fundação Gulbenkian sobre grandes vultos da arquitectura portuguesa do século XX, cujos espólios foram recentemente doados à Biblioteca de Arte da Fundação.Sessão seguida por conversa com a realizadora e com o arquitecto José Neves.Filme falado em português e italiano, com legendas em inglês
Enea

Enea

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma história de amor e amizade que ousa voar alto, tal como o seu protagonista. Sobrevoando abismos existenciais, equilibrando-se na corda bamba de um realismo que parece desafiar as convenções do cinema ao casar-se ora com o surreal, ora com o grotesco.Pietro Castellitto descreve com maestria um meio social que conhece bem e sobre o qual aplica uma variedade de estratégias narrativas, por vezes extremas e imprudentes, mas sempre coerentes com a sua visão de cinema claramente inspirada em Paolo Sorrentino. Enea é um filme de gangsters sem gangsters. Uma história de género que transcende categorias. A droga e o submundo são apenas a sombra invisível de uma história que fala de outra coisa: um pai melancólico, um irmão que enfrenta conflitos na escola, uma mãe derrotada pelo amor e uma bela rapariga, um final feliz e uma morte feliz, uma palmeira que cai num mundo de vidro. No entrelaçar das fissuras do quotidiano, desenrola-se a aventura de Enea e Valentino, uma aventura que para os outros parecerá criminosa, mas que para eles é e será, antes de mais, uma aventura de amizade e de amor. Apresentado em Competição Oficial no Festival de Veneza.  
EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT 1

EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT 1

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Seleção das melhores curtas portuguesas que marcaram presença em festivais italianos. Em colaboração com a Agência da Curta Metragem. SaturnoSaturno conta a história de Caveirinha, um humilde pescador que vive numa difícil habitação social. Logo após a morte do seu filho em alto mar, enfrenta a dificuldade de enterrá-lo com a devida dignidade. MariaMaria passa os dias a trabalhar na ruidosa fábrica de metal da família. Enquanto é oprimida pela violência dos homens, tem a responsabilidade de cuidar da sua cunhada e sobrinha, ambas existencialmente abatidas. Uma revolução começa a fervilhar dentro dela. CatraiasCatraias é um filme-ensaio, que combina o carácter ficcional e documental. Uma reinterpretação livre de registos íntimos, fugazes, subtis, e o confronto com os mesmos, numa etnografia de interior, que parte das memórias, das histórias de duas mulheres que fizeram do mar a sua vida. Ou a vida, que se transformou em mar. EspinhoTéo, um adolescente lunar, conhece o novo pároco da sua aldeia rural, que acaba de voltar de Moçambique. À medida que os dois se aproximam, eles desenvolvem um vínculo espiritual imerso em atração.
After Work

After Work

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Neste documentário visualmente impressionante, filmado por Fredrik Wenzel, o DOP de longa data de Ruben Östlund, Gandini explora a noção de trabalho no século XXI. Com a participação de Noam Chomsky.Nos próximos 15 anos, estima-se que cerca de metade da força de trabalho será substituída pela automatização e pela inteligência artificial. Estamos preparados para esta mudança? O que é que ela implicará a nível existencial? O que é que vamos fazer, no fundo, quando já não tivermos de trabalhar? Inspirado pelo sociólogo sueco Roland Paulsen que cunhou o termo “ideologia do trabalho”, Gandini usa experiências diretas dos seus protagonistas em quatro países emblemáticos - Kuwait, Coreia do Sul, Itália e EUA -  para explorar o que poderá ser a nova ética do trabalho, compatível com a futura "existência livre do trabalho". O documentário venceu o Dox:Award no festival CPH:DOX
EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT 2

EXCURSÃO A ITÁLIA - CURTAS PT 2

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Seleção das melhores curtas portuguesas que marcaram presença em festivais italianos. Em colaboração com a Agência da Curta Metragem. 2º PessoaUm cano velho de uma casa-de-banho provocou uma infiltração num tecto. Nesse tecto, viriam a crescer cogumelos de uma espécie tóxica da ordem Poriales. Sentada na sanita, a senhora desta casa, olha para cima e observa aquele mágico e misterioso fungo que não é bicho, nem é planta. O cogumelo é o futuro, pensou. As Gaivotas Cortam o CéuDensa atmosfera de mudanças e greves sindicais no porto de pesca do Porto. Clara, proprietária de um bar de pescadores ameaçado pelo encerramento, encontra nos braços de Raquel, empregada em navios de cruzeiro, o único abrigo para expressar os seus medos e contradições. As SacrificadasÉ Verão. As montanhas portuguesas são devastadas pelos incêndios. Otília debate-se entre o trabalho como empregada de limpeza na piscina municipal e a necessidade de cuidar sozinha da mãe. Sufocada pelo quotidiano, as chamas despertam a solidão, o desespero e desejo de escapar.
A Sombra de Caravaggio

A Sombra de Caravaggio

FESTA DO CINEMA ITALIANO
A Sombra de Caravaggio mergulha na essência deste ícone fascinante e universal, onde o génio e a indisciplina coexistem para nos dar uma personagem intemporal.Nápoles, 1609. Caravaggio vive sob o peso de uma sentença de morte, enquanto a sombra de um implacável poder oculto paira sobre ele. Evocando o contraste entre a escuridão difusa e a iluminação focada, características marcantes da vida e da obra de Caravaggio, o filme desvenda a existência intrincada e aventureira do pintor, já uma estrela no seu tempo. Rebelde e inquieto, devoto e escandaloso, independente e transgressor, Caravaggio é retratado como um artista maldito de talento absoluto.
Estranho Amor

Estranho Amor

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Giuseppe Fiorello retrata uma Sicília de contrastes, tanto na paisagem única como na mentalidade das pessoas. No centro da narrativa está a pureza de uma amizade e de um amor que floresce num ambiente repleto de tradições e preconceitos.Enquanto Gianni entrega uma encomenda a um cliente é atropelado por Nino, desencadeando uma amizade que poderá evoluir para algo mais profundo. No entanto, a Sicília rural dos anos 80 não é o lugar ideal para uma relação assim. Dedicado a Giorgio e António, vítimas do crime de Giarre em 1980, na província de Catânia, Stranizza d'amuri transporta-nos para uma jornada nostálgica e comovente. Mas não é apenas um filme sobre denúncias, mas sim um hino à vida e à liberdade de amar a si próprio, numa narrativa que nos envolve e nos emociona profundamente.O resultado é um filme poeticamente inesperado, genuíno e comovente, que recusa escolhas fáceis e simplificações maniqueístas. Não há bons nem maus, apenas uma história de amor multidimensional capaz de desafiar um sistema de valores estabelecido.