Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
FESTA DO CINEMA ITALIANO

FESTA DO CINEMA ITALIANO

A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos.Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica.
PICCOLINI - GERONIMO STILTON

PICCOLINI - GERONIMO STILTON

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Vem brincar e aprender algumas expressões em italiano junto com Geronimo Stilton! Um rato muito intelectual, formado em Ratologia da Literatura Rática e em Filosofia Arqueorrática Comparada. Dirige o Diário dos Roedores, o jornal mais famoso da Ilha dos Ratos. Nos tempos livres, Geronimo coleciona cascas antigas de queijo do século XVIII, mas sobretudo adora escrever livros.
EVENTO LITERÁRIO COM LIVRARIA PIENA + LIVRARIA SNOB

EVENTO LITERÁRIO COM LIVRARIA PIENA + LIVRARIA SNOB

FESTA DO CINEMA ITALIANO
La storia di Elsa Morante com Giulia Strippoli e Rosa Azevedo
Il Corto | Sessão de Curtas

Il Corto | Sessão de Curtas

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Dive de Aldo Iuliano;Due de Matteo Di Liberato;Soluzione fisiologica de Luca Maria Piccolo;Cortile de Riccardo Stabilini;Les Rossignols de Juliette Saint-Sardos;We Should all be Futurists de Angela Norelli
La Storia

La Storia

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Baseado no romance mais popular de Elsa Morante, La Storia lança um olhar para o fascismo e o pós-guerra em Roma através de um prisma feminino.A atriz Jasmine Trinca lidera um elenco notável, no qual a acompanham Asia Argento, Elio Germano e Valerio Mastandrea para contar a história de uma mãe solteira com dois filhos, um deles fruto de uma agressão sexual por parte de um soldado nazi, que esconde a sua herança judaica e luta contra a pobreza e a perseguição durante o final da Segunda Guerra Mundial e a Roma pós-guerra. Com esta série, Francesca Archibugi tenta retratar como pessoas comuns podem fazer história sem fazer nada extraordinário. Uma série que ressoa na atualidade onde guerras continuam a devastar a vida de milhares de mulheres e crianças em vários continentes do mundo. Sessão com dois episódios da Série
Bella Ciao - Per la libertà

Bella Ciao - Per la libertà

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Uma canção antifascista, um grito de liberdade, uma balada. Cantada em todo o mundo e em todas as línguas, de Paris a Bogotá, Minsk, Mumbai, Cartum, Génova, Hong Kong, Istambul. "Bella Ciao" é narrada como a protagonista de um biopic.Com mais de um bilhão de visualizações online, "Bella Ciao" é a música italiana mais ouvida no mundo nos últimos anos. Como uma canção de luta e resistência, foi recuperada nos últimos 25 anos por dezenas de realidades de protesto, desde a Primavera Árabe aos protestos #occupy nos EUA e #occupy em Mumbai, desde a luta contra a globalização à luta contra as mudanças climáticas, desde os funerais dos cartunistas de Charlie Hebdo aos tumultos no Sudão e aos movimentos de rua no Líbano, Chile e Turquia.Ao mesmo tempo também se tornou um fenómeno pop típico da globalização: tornou-se o símbolo musical da série "La Casa de Papel", jingle para vender um produto no México, música para promover a Netflix na Arábia Saudita. Uma viagem sobre a canção símbolo da resistência e com uma fundamental conotação feminina.
Confidenza

Confidenza

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Com Confidenza, Daniele Luchetti retorna a uma novela do autor italiano, Domenico Starnone, realizando o seu filme mais complexo e maduro. Onde há muito mais por detrás do thriller.Pietro, um professor de liceu amado pelos seus alunos, encontra o amor, no sentido pleno da palavra, com Teresa, uma antiga aluna. Quando ela lhe propõe que confiem um ao outro um segredo inconfessável, as coisas vão mudar para sempre. Esse momento que dura apenas alguns segundos irá uni-los e persegui-los para o resto das suas vidas. Luchetti sabe como pedir a um magistral Elio Germano (e o ator sabe como lhe devolver) a personalidade de um homem dividido, realizando plenamente uma representação física e palpável da má consciência de Pietro. O resultado é um filme que nos questiona e interroga profundamente sobre a natureza humana.Filme de encerramento da Festa do Cinema Italiano 2024
A última noite em Milão

A última noite em Milão

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Um policial que se desenrola com grande conhecimento das características estilísticas do género, sem nunca descurar o fator humano.  Franco Amore é um polícia no seu último dia de trabalho, depois de trinta anos de serviço leal na polícia. Depois de fazer o seu discurso de despedida, no qual recorda que nunca matou ninguém, apesar de não lhe terem faltado missões perigosas. A sua nova mulher, a filha e os amigos organizaram-lhe uma festa surpresa quando, de repente, é chamado de volta ao serviço porque algo de muito grave aconteceu. Andrea Di Stefano realiza um filme de género que aborda o mundo do crime, sobre o qual seria um delito revelar um pouco mais do que uma breve sinopse.
Adagio

Adagio

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Stefano Sollima regressa à sua cidade natal para nos brindar com um western crepuscular numa Roma ainda mais cínica, caótica e feroz.Apresentado em competição no último Festival de Veneza, Adagio marca o novo passo do realizador de Suburra e Sicário, que conta o inexorável e pungente declínio de três velhas lendas do submundo criminal de Roma em busca de uma redenção impossível. Num mundo que dilacera laços familiares, amizades e fraternidades, deixando apenas vínculos movidos pelo dinheiro, a cidade é retratada como um cenário caótico, corrupto e cínico, sufocado por um calor escaldante, assombrado por incêndios e pela escuridão dos apagões. Mas há uma réstia de luz: a nova geração. 
PRISCILLA

PRISCILLA

Quando a adolescente Priscilla Beaulieu (Cailee Spaeny) conhece Elvis Presley (Jacob Elordi) numa festa, o homem que já é uma meteórica estrela de rock and roll revela uma personalidade totalmente inesperada nos momentos privados: uma paixão empolgante, um aliado na solidão, um melhor amigo vulnerável. Através dos olhos de Priscilla, Sofia Coppola mostra-nos o lado invisível de um grande mito americano, acompanhando o longo namoro e o turbulento casamento de Elvis e Priscilla, desde que se conhecem numa base militar alemã até à casa de sonho em Graceland, neste retrato profundamente sentido e deslumbrante do amor, da fantasia e da fama.