Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
FESTA DO CINEMA ITALIANO

FESTA DO CINEMA ITALIANO

A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos.Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica.
PICCOLINI - LA PIMPA

PICCOLINI - LA PIMPA

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Vem brincar e aprender algumas expressões em italiano com a cadelinha mais famosa de Itália! A Pimpa é uma cadelinha branca com grandes pintas vermelhas, orelhas compridas e a língua quase sempre de fora. É muito simpática e tem uma enorme imaginação!
Super-Heróis

Super-Heróis

FESTA DO CINEMA ITALIANO
É preciso ter superpoderes para se amar toda a vida. Anna e Marco sabem-no bem. Ela é uma ilustradora com um carácter impulsivo, inimiga das convenções; ele é um professor de física convencido de que cada fenómeno tem a sua explicação. O que os mantém juntos é uma incógnita que nenhuma fórmula consegue revelar. Paolo Genovese lança-se numa duma dimensão sentimental e numa quimera, onde o verdadeiro protagonista é o tempo. 
EVENTO LITERÁRIO COM LIVRARIA PIENA

EVENTO LITERÁRIO COM LIVRARIA PIENA

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Evento literário com a Livraria PienaEstate Caldissima, com a presença da autora Gabriella Dal Lago e moderação de Sara Cappai
Kissing Gorbaciov

Kissing Gorbaciov

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Melpignano, 1988. Nesta pequena aldeia do sul da Itália dá-se o que veio a ser conhecido como “o primeiro desembarque oficial da nova armada musical soviética”.Quando o incrível se torna realidade. "Ao presidente Gorbachev, o vosso projeto interessa". Estávamos no ano de 1988 e na pequena aldeia de Melpignano, chegaram grupos de rock soviéticos que nunca antes tinham atravessado a Cortina de Ferro. Em março de 1989, as bandas italianas - lideradas pelos CCCP Fedeli alla Linea e Litfiba - retribuíram a visita em Moscovo e São Petersburgo. Através de material de arquivo e testemunhos - como os dos membros do CCCP que pela primeira vez depois de anos se reuniram -, descobriremos a incrível história da digressão que conseguiu construir uma ponte entre dois mundos por meio de uma linguagem que não necessita de intérpretes: a música.
ENCONTRO – A EDUCAÇÃO SEGUNDO MARIA MONTESSORI

ENCONTRO – A EDUCAÇÃO SEGUNDO MARIA MONTESSORI

FESTA DO CINEMA ITALIANO
A antestreia do filme Maria Montessori (La Nouvelle Femme), de Léa Todorov, com uma Sessão Especial na Festa do Cinema Italiano, serviu de mote para o encontro A Educação Segundo Maria Montessori. O encontro pretende explorar como o método Montessori tem sido implementado em creches e escolas portuguesas, considerando os seus benefícios e desafios, abordando diversos aspectos relevantes sobre a aplicação e impacto da pedagogia Montessori no país. 
Maria Montessori

Maria Montessori

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Léa Todorov lança luz sobre a génese da abordagem Montessori numa primeira longa-metragem arrojada e inovadora sobre deficiência, diferença e feminismo no início do século XX.Estamos em 1900. Lili d'Aengy, uma coquete parisiense no auge do seu esplendor, foge de Paris para esconder a sua filha "idiota". Ao chegar a Roma, a sua vida muda drasticamente após o encontro com uma professora que implementou um novo e revolucionário método educativo para crianças com dificuldades de aprendizagem: Maria Montessori. No entanto, esta mulher vanguardista que pretende personificar publicamente a "mulher nova", uma mulher moderna e emancipada, deve pagar um preço muito alto: uma maternidade fora do casamento e escondida, que a levará a ter de tomar uma decisão muito dolorosa: o seu filho ou o seu destino? As duas mulheres ajudar-se-ão mutuamente a conquistar o seu lugar no mundo dos homens, e a fazer História. Um filme de época com um carácter novelesco, cujos temas gerais permanecem atuais, incluindo o frágil desejo de superar a vergonha social associada à diferença.
EVENTO COMITES PORTOGALLO

EVENTO COMITES PORTOGALLO

FESTA DO CINEMA ITALIANO
1ª Edição Premio COMITES Made in Italy O COMITES Portugal tem o prazer de apresentar a primeira edição do Prémio COMITES Made in Italy, dedicado aos italianos residentes em Portugal que tenham contribuído com sucesso para reforçar os laços entre a comunidade italiana e o país anfitrião, subdividido em quatro categorias - Cultura, Tradição, Inovação e Sociedade.
Romeo è Giulietta

Romeo è Giulietta

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Provavelmente, é o filme mais maduro de Veronesi, que através de Shakespeare, tenta contar nuances incomuns do amor e refletir sobre o tema da identidade em geral, e não apenas e simplesmente de género.Rejeitada para o papel de Julieta, uma jovem atriz tenta a sorte novamente sob uma identidade falsa para provar o seu talento. É assim que se transforma em Otto Novembre, propõe-se para o papel de Romeu e consegue o papel. O que fazer a partir daí? Os bastidores do mundo do espetáculo mostram-se cheios de fascínio, tensão, intrigas e enganos, onde tiktokers são contratados, os atores não se distinguem uns dos outros e os realizadores não acompanham os tempos. O filme brinca com o estilo da comédia romântica mas o que sustenta verdadeiramente Romeo è Giulietta é um amor pela realização pessoal através da arte, uma proposta feita e magistralmente entregue por Sergio Castellitto e uma das novas grandes promessas do cinema italiano, Pilar Fogliati.
Finalmente l’alba

Finalmente l’alba

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Saverio Costanzo brinda-nos com um intrigante, por vezes sombrio, ato de amor à última época de ouro do cinema italiano. Uma viagem vertiginosa ao coração da Hollywood Romana dos anos 50.Apresentado em Competição Oficial no último Festival de Veneza, Finalmente l’alba marca o regresso de Saverio Costanzo ao grande ecrã após o sucesso da série A Amiga Genial. Fá-lo com  um elenco de luxo; Joe Keery, Alba Rohrwacher e Willem Dafoe acompanham a memorável viagem de Mimosa (Lily James) no coração da Cinecittà dos anos 50. Uma noite quase onírica pelos lugares da dolce vita romana, entre atores de Hollywood e o seu séquito que fervilham no microcosmos do cinema. Mimosa é catapultada, não sem momentos de euforia, para um universo desprovido de regras (e escrúpulos), animado pelo narcisismo e pela rivalidade, mas também por uma fome de vida que vê na recém-chegada uma fonte de sangue vital. Finalmente l’alba é um filme sobre a redenção dos simples, dos ingénuos, daqueles que ainda são capazes de olhar para o mundo com deslumbramento. 
Misericordia

Misericordia

FESTA DO CINEMA ITALIANO
Emma Dante regressa à sua Sicília para retratar uma humanidade em carne e osso, nunca abstrata nem trivial, apresentando-nos uma tragédia arcaica com uma forte carga simbólica.Sicília, uma pequena aldeia à beira-mar no meio de lixo e destroços. Atrás, uma montanha majestosa. Aqui nasceu e cresceu Arturo, um filho da miséria e da violência, aqui a sua mãe morreu ao dar à luz. Betta, Nuccia e a jovem Anna, prostitutas como a sua mãe, cuidam dele como se fosse um filho, na misericórdia de um amor desesperado feito de carícias e impaciência, crueldade e ternura. Dedicada a um sistema de criação baseado na reelaboração do mito em forma de fábula, Emma Dante, uma das mais importantes encenadoras italianas,  insere na tradição do neorrealismo italiano uma forma puramente teatral em que o corpo é soberano, enérgico e faísca. Não se trata de uma representação naturalista da pobreza, da deficiência e da violência ancestral contra as mulheres, mas sim de um gesto artístico que se inspira na luz, no mar e nos elementos que o rodeiam.