Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Festival Política

Festival Política

O Festival Política está de regresso ao São Jorge tendo a Desinformação como tema central e a guerra na Europa como pano de fundo.
Sessão Corpos Políticos II

Sessão Corpos Políticos II

Festival Política
“O Berloque Vermelho”: um homem recebe de um amigo um berloque em forma de coração para pôr ao pescoço. Quando a jóia desaparece, o homem entra em pânico e não consegue lidar com os sentimentos que o gesto e a perda do berloque lhe suscitam. Num ato louco e sangrento, fará o impensável.“O Ofício da Ilusão”: a arte da ilusão é esculpida com imagens de um arquivo familiar dos anos 70 e 80 e clips de som de filmes. Madame Bovary é a heroína de Flaubert e abre os anfitriões deste exercício narrativo. Com base no diálogo de Ema Paiva com o seu amigo e confidente Pedro Lumiares no filme “Vale Abraão”, de Manoel de Oliveira, entendemos a identidade de género como uma caracterização fechada dos valores sociais.“O Teu Nome É”: o olhar sobre o caso de homicídio de Gisberta Salce Jr., transexual, hiv-positiva, sem-abrigo e toxicodependente que foi brutalmente torturada e violada durante vários dias seguida por um grupo de 14 adolescentes no Porto, Portugal, em 2006. Centrado em temas como a memória, o estatuto social, a violência, a discriminação e a identidade de género, “O Teu Nome É” explora o relato preocupante de dois dos adolescentes condenados, agora jovens, e as memórias dos amigos transexuais de Gisberta, confrontando diferentes perspetivas e dimensões da condição humana.“Tracing Utopia”: uma viagem virtual pelos sonhos e desejos de um grupo de adolescentes queer de Nova Iorque, uma Geração Z que vê o mundo com olhos diferentes e esperança no futuro. Um filme que ilustra a importância e o poder de encontrar uma comunidade.
Oficina de Tipografia "Falsos Títulos"

Oficina de Tipografia "Falsos Títulos"

Festival Política
O objetivo desta sessão é trabalhar o tema do festival e simular peças noticiosas cuja apresentação ou conteúdo causam desinformação no leitor. Para isso, vamos aprender sobre a técnica de impressão tipográfica de caracteres móveis, e com ela imprimir sobre papel algumas peças noticiosas para expor no evento e também para levar para casa. Com tradução para Língua Gestual Portuguesa mediante solicitação prévia. Proposta de Rui Sebastian vencedora do concurso de bolsas para artistas, criadores e ativistas, lançado pelo Festival Política e pelo Instituto Português de Desporto e Juventude (IPDJ).
Sessão Política no Feminino

Sessão Política no Feminino

Festival Política
“Ava Kuña, Aty Kuña; mulher indígena, mulher política”: uma abordagem poética da resiliência política das mulheres indígenas brasileiras, retratando a Kuñangue Aty Guasu, a Grande Assembleia de Mulheres Guarani Kaiowá, povo indígena da região do Mato Grosso do Sul que há muito luta pelo direito ao seu território.
Sessão Revolução | "Rua do Prior, 41"

Sessão Revolução | "Rua do Prior, 41"

Festival Política
“Rua do Prior 41”: Lisboa, 1974. Franco Lorenzoni, militante da Lotta Continua, o grupo italiano extraparlamentar mais importante dos anos 70, ocupa uma casa na Rua do Prior, nº 41. Durante os meses seguintes, essa casa acaba por se tornar na sede da Associação Revolucionária de Amizade Portugal-Itália, que traz centenas de jovens do mundo inteiro para verem o “país mais livre da Europa”. Uma viagem por um dos capítulos menos conhecidos da Revolução dos Cravos, para libertar sonhos, esperanças e deceções de uma geração de rapazes e raparigas que, por um curto e entusiasmante momento, acreditaram que conseguiriam mudar o mundo.
Negras

Negras

Festival Política
Invisibilidade. Social e política. À superfície das camadas de preconceitos, hipérboles e hipersexualização estão vivências, sentimentos e dicotomias que chegam ao debate público a conta gotas. “Negra” é o palco dessas vozes. Com Sílvia Barros na música e o coletivo Mulheres Negras Escurecidas para abrir a conversa, é hora de ouvir.