Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
I Giganti

I Giganti

15ª Festa do Cinema Italiano
Depois do sucesso de “Perfidia”, Bonifacio Angius voltou ao Festival de Cinema de Locarno para apresentar a sua mais recente e peculiar longa-metragem. “I giganti” é um retrato negro, cómico e decadente da masculinidade que está à beira da implosão. Sete anos depois do sucesso de “Perfidia”, o realizador assina não só a realização mas também o argumento, a direção de fotografia, a edição e a produção do seu novo filme. Um filme assumidamente independente sobre um grupo diversificado de amigos que decide passar a sua última noite juntos, numa atmosfera de hedonismo desenfreado. Uma noite que ocasionalmente lembra o mundo ruidoso de “A Grande Farra” de Marco Ferreri.O que distingue este seu mais recente filme é a liberdade com que o realizador conta esta história, cheia de fúria e raiva mas também de ternura, fragilidade e humor negro. “I giganti” é um filme intenso e inquietante que explora as consequências de querer pertencer ao grupo hegemónico masculino, de ter que renunciar às próprias fraquezas em nome de privilégios que de outra forma estariam fora de alcance.
Diabolik

Diabolik

15ª Festa do Cinema Italiano
Diabolik ataca novamente! Depois da adaptação mais colorida e camp de Mario Bava, a icónica personagem regressa numa adaptação mais clássica e fiel ao universo da banda desenhada, criado pelas irmãs Angela e Luciana Giussani. Os irmãos Mannetti dão uma nova vida ao ladrão mais fascinante e esquivo da história da banda desenhada. O popular duo de realizadores assina um thriller recheado de muita ação e mistério, construído como uma história de quadrinhos com personagens que parecem sair da caneta das irmãs Giussani. Com um ritmo muito próprio e discursivo, o filme de Marco e Antonio Manetti foca-se na história sombria e romântica do primeiro encontro entre Diabolik e Eva Kant num filme que é dominado pelas interpretações de Luca Marinelli e Miriam Leone.Esta nova adaptação é uma reconstrução elegante da banda desenhada que detém um certo charme retro, não só por ir buscar a sua inspiração às histórias originais concebidas pelas irmãs Giussani mas também pela vontade de homenagear os dramas televisivos do passado, produzidos no final dos anos 50, ou filmes como “Ladrão de Casaca” de Alfred Hitchcock.
The Challenge + Whipping Zombie

The Challenge + Whipping Zombie

15ª Festa do Cinema Italiano
The Challenge, de Yuri Ancarani A falcoaria tem uma história de pelo menos 40 séculos. No ocidente, era o desporto favorito da aristocracia medieval. Na cultura árabe contemporânea, o seu prestígio permanece inalterado. Yuri Ancarani atravessa o Golfo Pérsico para acompanhar um falcoeiro numa competição importante. Falcões, Ferraris, xeiques e chitas habitam este assombroso desfile de imagens impressionantes. Nesta meditação sobre o choque entre o antigo e o novo, Ancarani dá-nos acesso a um mundo secreto e bizarro de uma opulência surreal.Whipping Zombie, de Yuri AncaraniNuma remota vila haitiana existe uma dança com escravos e senhores, é o ritual do chicote zombie. Num estado de transe, durante uma música tocada pelas bandas raras, os homens chicoteiam e lutam até morrer e renascer num ciclo infinito. Kale Zonbi (Whipping Zombie) é o nome deste ritual único, filmado pela primeira vez, num paraíso onde é impossível esquecer o horror do passado.