Ir para o conteúdo principal

Cinema São Jorge

agenda
Calendário
Escolha o dia, a semana ou o mês
Lovely Boy

Lovely Boy

15ª Festa do Cinema Italiano
Lovely Boy é uma parábola clássica de ruína e renascimento que mostra a dificuldade de crescer, em qualquer idade, e as cicatrizes que ficam quando finalmente se consegue ser adulto. Nic, também conhecido como Lovely Boy, forma a dupla XXG com seu amigo Bornéu e é uma estrela em ascensão da cena musical trap em Roma. Apático e desinteressado por tudo - a família, a namorada grávida, os produtores que o bajulam - Nic está perdido numa espiral de drogas e de autodestruição que o leva a deitar tudo fora.O filme, escrito pelo próprio realizador Francesco Lettieri e por Peppe Fiore, percorre vários blocos narrativos cruzados que se focam numa existência perdida, entre um presente a ser reconstruído e um passado a deixar para trás. Lovely Boy, a segunda longa-metragem do realizador, é acima de tudo a história de uma reeducação para a vida.
Ariaferma

Ariaferma

15ª Festa do Cinema Italiano
Sob a capa de “filme de prisão”, a câmara de Leonardo Di Costanzo mergulha no labirinto da verdadeira natureza humana. Um thriller poderoso, embora subtil, sobre as dinâmicas de relação entre os prisioneiros e os guardas. Uma prisão construída no século XIX, localizada numa parte remota e não especificada do território italiano,vai ser desativada. Numa atmosfera suspensa, alguns guardas prisionais e presidiários ficam à espera de serem transferidos para outras instalações mas gradualmente surgem novas dinâmicas de relacionamento e as antigas regras da prisão parecem fazer cada vez menos sentido. Jogando com a multiplicidade de pontos de vista e com o espaço, porque as próprias paredes do edifício contam estórias, o terceiro filme de Leonardo Di Costanzo oferece-nos um confronto metafórico entre vigias observados e um duelo de grandes interpretações entre os atores Toni Servillo e Silvio Orlando. Cada plano de Di Costanzo quebra as distinções entre guardas e prisioneiros, revelando a crueldade e as contradições que existem no coração de qualquer sistema penitenciário.
Una Femmina

Una Femmina

15ª Festa do Cinema Italiano
Rosa é uma jovem inquieta e rebelde, que vive com a avó e o tio numa cidade da Calábria, entre montanhas e rios secos. Para Rosa, chegar à idade adulta significa trair a sua família e procurar a vingança, mas quando esta família é a 'Ndrangheta - uma organização mafiosa - cada passo pode ser fatal. Francesco Costabile estreia-se nas longas-metragens com um poderoso drama, com toques de terror psicológico, sobre a rebelião de uma mulher em luta contra as estruturas arcaicas da máfia. A beleza e a violência andam de mãos dadas e a paisagem selvagem da Calábria é o pano de fundo desta primeira obra impressionante, inspirada no livro de investigação “Fimmine ribelli” sobre a violência contra as mulheres no seio de famílias que pertencem à 'Ndrangheta, a associação mafiosa que se formou na região da Calábria e que é hoje uma das organizações criminosas mais influentes, poderosas e perigosas do mundo. Exibido na secção Panorama do Festival de Cinema de Berlim, o primeiro filme de Costabile estreou em simultâneo nos cinemas italianos.